CIPMoto FORMA 22 NOVOS ÁGUIAS

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (14), na sede da Companhia Independente de Policiamento com Motocicleta (CIPMoto), a solenidade militar de formatura do IV Estágio de Operações em Motopatrulhamento Tático (EOMT) 2022/2.

Presidida pelo Diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa (DEIP), coronel Antônio Menezes, a cerimônia também foi acompanhada pelo coronel Ivanildo Torres, Gerente Geral de Articulação e Integração Institucional e Comunitária da SDS (GGAIIC), pelo coronel Cleto Ribeiro, Diretor Adjunto da Diretoria Integrada Especializada (DIRESP), pelo coronel Marcos Evangelista, chefe do COPOM e representando a Diretoria de Planejamento Operacional; pelo coronel Hercílio Mamede, Diretor dos Inativos e Pensionistas da PMPE e pelo coronel RRPM Fernando Correia, ex-comandante da unidade, além de outras autoridades militares e convidados civis.

O EOMT tem como objetivo capacitar policiais militares do estado, de modo que estejam aptos a executarem o serviço de patrulhamento tático com motocicleta. Durante o estágio, que teve duração de 30 dias, os 22 novos Águias receberam a habilitação profissional através de disciplinas como Técnicas de Pilotagem, Técnicas de Abordagem com Motocicleta, Noções de Escolta, Instrução Tática Garupado, Prática Operacional, Doutrina ROCAM, entre outras, totalizando 242 horas/aula.

O Comandante da Unidade, major André Leite, falou sobre os desafios para chegar até este momento. “É uma jornada grande e os desafios são muitos, nós tivemos o apoio fundamental da DIRESP, desde o primeiro momento. É uma honra para nossa unidade e para a Polícia Militar forjar 22 novos Águias, que agora estarão servindo à sociedade pernambucana com mais capacitação e mais técnica e cumprindo a lei. Essa é a missão da CIPMoto, da ROCAM e de todos que fazem parte da Polícia Militar”, disse o major.

Os três primeiros colocados foram anunciados, 3º colocado, Sd Aurélio, Águia 35, 2º colocado, Sd Yttalo Marinho, Águia 17 e 1º colocado, Sd Janderson, Águia 41, que tem apenas seis meses na Corporação, o que chamou atenção do coronel Antônio Menezes. “Me dirijo ao primeiro colocado, o Águia 41, que me surpreendeu por ter apenas seis meses na Corporação. Quando você vê um policial recém-formado já se especializando, em um curso extremamente difícil e específico, é motivo de orgulho. As oportunidades estão aí, para aqueles que querem abraçar e fazer diferente”, parabenizou o coronel.

O coronel Cleto Ribeiro, se dirigiu aos alunos, falando sobre a escolha que fizeram. “Aos senhores alunos quero dizer que vocês fizeram uma escolha, a primeira ao ingressarem na Polícia Militar, e agora, quando se debruçaram no objetivo de serem motopatrulheiros, vocês escolheram enfrentar os desafios de uma das atividades mais perigosas que a PM pode impor ao seu guerreiro. Peço que vocês assumam o compromisso de zelar pelos valores e princípios que aqui se cultuam”, finalizou o coronel.

A cerimônia foi encerrada com todos os Águias presentes, juntos, entoando a oração da ROCAM.

Fotos: SD André Coelho | ASCOM PMPE

Texto: CB Júlia Miranda | ASCOM PMPE