Tudo pronto para comemorar os 198 anos de história da PM

Um Decreto Imperial datado de 11 de junho de 1825, firmado pelo imperador Dom Pedro I, criava naquele momento, há 198 anos, a Polícia Militar de Pernambuco. A princípio, um corpo de polícia, idealizado para proporcionar tranquilidade e segurança pública para os moradores do Recife. De lá para cá, o tempo e as transformações foram moldando a Corporação, que hoje rende homenagens a todos que fazem e fizeram parte da sua história, sempre pautada na defesa e na garantia dos direitos de todos os pernambucanos.

Para marcar a data como ela merece, foi criada uma extensa programação militar, artística, cultural e esportiva, que começa nesta sexta-feira (02/06), com a abertura da 11ª Coletiva de Artes, reunindo obras de policiais, da ativa e aposentados, como pinturas, esculturas, poemas, contos e muito mais, no Shopping Recife. A exposição segue até o domingo (04/06) e na sexta-feira (09/06), volta à cena, desta vez no Shopping RioMar.

A programação segue por todo o mês, com eventos importantes do ponto de vista social, como a homenagem ao PM Tombado, terça-feira (06/06), que reverencia a importância dos homens e mulheres da corporação mortos em combate na defesa da sociedade pernambucana. Uma campanha de doação de sangue, na sexta-feira (16/06) promete mobilizar a tropa em torno de uma causa que beneficiará muitas pessoas.

Atividades esportivas e de lazer também integram a programação, como um passeio ciclístico e outro motociclístico, um desafio de futebol entre um time de policiais militares contra jornalistas, prova hípica e muito mais.

A cerimônia militar mais importante acontecerá na quarta-feira (28/06), com a solenidade tradicional de aniversário, que este ano será realizada no Geraldão. Será entregue a Medalha Pernambucana do Mérito Policial Militar a pessoas, militares e civis, com relevantes serviços prestados à segurança pública e sua efetiva colaboração à PMPE.

Acertando os detalhes de cada evento, estiveram reunidos, nesta quinta-feira (01/06), no Salão Nobre do Quartel do Comando Geral, no Derby, o subcomandante geral da PMPE, coronel Ramalho, e todos os responsáveis pelas solenidades alusivas ao aniversário, como o chefe do Estado Maior, coronel Lopes, o diretor geral de Administração, coronel Solon, o diretor de Planejamento Operacional, coronel Tavares, e todos os chefes de seção do Estado Maior Geral.