Um Decreto Imperial datado de 11 de junho de 1825, firmado pelo imperador Dom Pedro I, criava naquele momento, há 198 anos, a Polícia Militar de Pernambuco. A princípio, um corpo de polícia, idealizado para proporcionar tranquilidade e segurança pública para os moradores do Recife. De lá para cá, o tempo e as transformações foram moldando a Corporação, que hoje rende homenagens a todos que fazem e fizeram parte da sua história, sempre pautada na defesa e na garantia dos direitos de todos os pernambucanos.
Para marcar a data como ela merece, foi criada uma extensa programação militar, artística, cultural e esportiva, que começa nesta sexta-feira (02/06), com a abertura da 11ª Coletiva de Artes, reunindo obras de policiais, da ativa e aposentados, como pinturas, esculturas, poemas, contos e muito mais, no Shopping Recife. A exposição segue até o domingo (04/06) e na sexta-feira (09/06), volta à cena, desta vez no Shopping RioMar.
A programação segue por todo o mês, com eventos importantes do ponto de vista social, como a homenagem ao PM Tombado, terça-feira (06/06), que reverencia a importância dos homens e mulheres da corporação mortos em combate na defesa da sociedade pernambucana. Uma campanha de doação de sangue, na sexta-feira (16/06) promete mobilizar a tropa em torno de uma causa que beneficiará muitas pessoas.
Atividades esportivas e de lazer também integram a programação, como um passeio ciclístico e outro motociclístico, um desafio de futebol entre um time de policiais militares contra jornalistas, prova hípica e muito mais.
A cerimônia militar mais importante acontecerá na quarta-feira (28/06), com a solenidade tradicional de aniversário, que este ano será realizada no Geraldão. Será entregue a Medalha Pernambucana do Mérito Policial Militar a pessoas, militares e civis, com relevantes serviços prestados à segurança pública e sua efetiva colaboração à PMPE.
Acertando os detalhes de cada evento, estiveram reunidos, nesta quinta-feira (01/06), no Salão Nobre do Quartel do Comando Geral, no Derby, o subcomandante geral da PMPE, coronel Ramalho, e todos os responsáveis pelas solenidades alusivas ao aniversário, como o chefe do Estado Maior, coronel Lopes, o diretor geral de Administração, coronel Solon, o diretor de Planejamento Operacional, coronel Tavares, e todos os chefes de seção do Estado Maior Geral.