SOLENIDADE MARCA CONCLUSÃO DO 4° CURSO DE AÇÕES DE CHOQUE

Na tarde desta sexta-feira (20), a Polícia de Pernambuco promoveu, através do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) a cerimônia de conclusão do 4º Curso de Ações de Choque. O evento, que foi no campo Quartel do Comando Geral (QCG), contou com 28 concluintes.

O comandante geral da PMPE, coronel Tibério César estava acompanhado da secretária executiva da Secretaria de Defesa Social, Dominique Oliveira; do comandante geral da Polícia Militar da Paraíba, coronel Sérgio Souza, que veio prestigiar o primeiro colocado que é PM no estado vizinho. Além de outras autoridades civis e militares.

Os três primeiros colocados foram reconhecidos, recebendo seus distintivos em destaque, seguidos pelos demais concluintes, que receberam dos seus familiares e amigos. Durante a cerimônia, o deputado federal e coronel da reserva remunerada Luiz Meira foi homenageado com uma placa pela coordenação do 2º Curso de Ações de Choque.

Na ocasião houve a demonstração das formações de um pelotão de choque. Onde eles mostraram um pouco do que foi aprendido como as formações em linha, deslocamento cadenciado, linha de combate e guarda baixa.

Quebrando o protocolo, a secretária convidou todas as crianças presentes para ficar ao lado dela, no momento de sua fala. Isso para que os pequenos olhassem para os concluintes e entendessem a importância e o valor que deve ser dado a esse momento. “Assistam o que eu estou assistindo porque eles me inspiram. Não busquem o que tem na sociedade como fácil, busquem o que é difícil porque é o que tem valor”, concluiu.

Por quase dois meses de formação, os alunos receberam instrução em disciplinas como Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo, Uso Diferenciado da Força, Técnicas de Controle de Distúrbios Civis e Ações Táticas de Choque em Unidades Prisionais. Desta forma capacitando e preparando esses profissionais de segurança para desafios operacionais das missões que virão. O comandante geral agradeceu o empenho de todos que participaram da qualificação e os parabenizou. “Sabemos a doutrina, a resiliência e a firmeza do policial militar que possui esse breve que hoje os senhores estão colocando no peito,” ratificou.

Foto: ST PM Manoela Correia
Texto: Cb PM Suellen Vilella