SOLENIDADE MARCA O ENCERRAMENTO DO 31º CIOSAC

 

Sertão! O 31º Curso Intensivo de operações e sobrevivência em área de caatinga – CIOSAC 2023, foi concluído. E dos 52 profissionais de segurança pública que iniciaram o curso, 25 obtiveram êxito na missão e agora são considerados guerreiros de caatinga. Dentre eles, foram forjados 21 PMs de Pernambuco, 01 PM da Bahia, 01 do Piauí, 01 PM de Alagoas e o primeiro policial penal guerreiro de caatinga do Brasil.

E para comemorar esse feito, uma solenidade foi realizada no Batalhão Especializado de Policiamento do Interior(BEPI), em Custódia/PE, com a presença do comandante geral da PMPE, coronel Tibério César, acompanhado do diretor da Diresp, coronel Ivson Amílcar, do comandante do BEPI, major Alessandro Lopes, alem de outras autoridades civis e militares, assim como os concluintes do curso, familiares e convidados.

De acordo com o comandante do BEPI, major Alessandro, o curso visa preparar a tropa para operar de forma diferenciada no sertão pernambucano, com foco no combate ao plantio de maconha, ao tráfico interestadual de entorpecentes, assaltos à estabelecimentos bancários, transporte de valores e demais ocorrências policiais. Ao longo de 30 edições do CIOSAC, foram forjados 749 guerreiros de caatinga.

Durante o curso, os alunos foram submetidos a instruções em ambientes de caatinga, sendo elas, técnicas de patrulha rural, sobrevivência e rastreamento, montanhismo, operações ribeirinhas e exercícios simulados de operações rurais, entre outras, as quais qualificaram os profissionais para atuarem em ambientes hostis, sendo capazes de sobreviver e operar logrando êxito em missões específicas.

Durante a solenidade de conclusão, algumas homenagens foram prestadas a autoridades que contribuíram para a realização do curso. Além disso, os três primeiros colocados do curso, receberam premiações. O 1º colocado, o guerreiro de caatinga 32, o soldado PMPE Higor Alexandre de Araújo Silva, obteve a média de 9,25.

Fotos: Sgt Elton Camilo
Texto: Sd Natália Menezes
ASCOM PMPE