Nesta sexta-feira (06/08), dia que antecede a data que a Lei Maria da Penha completa 15 anos, a Diretoria de Articulação Social e Direitos Humanos (DASDH), da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), responsável pela Patrulha Maria da Penha, promoveu um evento para celebrar os avanços legais no enfrentamento à violência contra mulher.
Fizeram-se presentes à solenidade, ocorrida no auditório da DASDH, no bairro do Ipsep, no Recife, o diretor-adjunto de Articulação Social e Direitos Humanos, tenente-coronel Romero Júnior, a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, tenente Patrícia Soares, além de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar assistidas pelo programa, responsável por fiscalizar o cumprimento das medidas protetivas.
Durante o evento, algumas dessas mulheres atendidas compartilharam experiências vivenciadas por elas, entre as quais Raquel de Oliveira, mulher trans, e a psicoterapeuta Mirtes Santos, ambas assistidas pela Patrulha. Esta última também foi responsável por palestrar sobre a cultura de violência e aproveitou para agradecer ao efetivo que a atendeu. “Com a chegada da Patrulha, me senti mais fortalecida. Na época, por medo, eu nao saía de casa, contudo após os atendimentos, retomei minha rotina, por me sentir mais segura”, agradeceu.
Ainda durante a solenidade, a DASDH lançou o projeto “Todos por elas”, que consiste em palestras sobre violência contra a mulher, realizadas por policiais militares masculinos capacitados, tendo como público alvo outros homens. “Esses policiais que participarão do projeto têm experiência na área e irão as empresas , sejam elas públicas ou privadas, assim como universidades e condomínios, dialogar a respeito das responsabilidades penais, os tipos de violência e o fluxo que ela acontece. A ideia da iniciativa é disseminar entre os participantes que esse tipo de violência é uma problemática que precisa ser enfrentada por todos”, afirma o tenente-coronel Romero.