Antes da meia-noite e dos gritos da multidão, existe planejamento, concentração, estratégia.

Ainda no início da noite, foi realizada a distribuição do efetivo que atuaria na saída do Homem da Meia-Noite, em Olinda. Ao todo, mais de 600 policiais militares foram empenhados na operação, além de unidades especializadas, reforçando o esquema de segurança em pontos estratégicos da Estrada do Bom Sucesso e áreas adjacentes.

Cada policial recebeu instruções específicas sobre posicionamento, controle de público e prevenção de ocorrências. O momento mais sensível da operação acontece quando o boneco surge. A emoção toma conta do público, que se aproxima em massa.

Para evitar tumultos, é formado um grande cordão de contenção, uma linha humana que garante espaço e segurança para que o desfile aconteça de forma organizada.
Com 94 anos de tradição, o Homem da Meia-Noite é um dos maiores símbolos do Carnaval pernambucano. Mas por trás da festa, existe um trabalho intenso para que a celebração aconteça sem intercorrências.

Enquanto foliões vibram e celebram a mística do boneco, policiais mantêm a atenção redobrada. São eles que sustentam a estrutura invisível que permite que a tradição continue.
📸 Cb Henrique Filho | ASCOM PMPE
🖋️ Sd Natália Menezes | ASCOM PMPE
“Polícia Militar de Pernambuco. Nossa presença, sua segurança.”