Uma cerimônia de concessão da Medalha Pernambucana do Mérito Policial Militar foi realizada nesta quarta-feira (28). O evento, em comemoração aos 198 anos da Polícia Militar de Pernambuco, aconteceu no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), no bairro da Imbiribeira.
A solenidade foi presidida pela vice-governadora do Estado, Priscila Krause e o general de divisão Francisco Machado recebeu as honra militares por ser a maior autoridade militar presente. Eles estavam acompanhados da secretária de Defesa Social, Carla Patrícia; do comandante geral da PMPE, coronel Tibério César; do subcomandante, coronel Marcos Ramalho, além de outras autoridades civis e militares, que prestigiaram o evento em reconhecimento ao trabalho realizado pela Corporação em prol da segurança da sociedade pernambucana.
A vice governadora, que foi uma das homenageadas, agradeceu pela honraria e enfatizou em seu discurso a importância da PM na garantia da ordem pública. “Nesses quase dois séculos, a Polícia Militar escreveu importantes momentos de entrega irrestrita, coragem e defesa da nossa gente”, acrescentou.
A Medalha Cruz de Sangue foi entregue ao cabo Paulo Rebelo, que em dezembro de 2022 foi vítima de disparo de arma ao agir em legítima de defesa e investir-te-ias cumprimento do dever legal. Apresentando com ênfase um espírito de coragem e bravura, ele evitou um mal maior em um episódio fatídico ocorrido na sede de uma Unidade de Área da PM, na capital. Esta homenagem se dá aos policiais militares cumpridores do seu dever perante à sociedade, de defendê-la com o risco da própria vida.
Como forma de valorizar autoridades civis e militares que fazem ou fizeram parte da história da Corporação, foi entregue a Medalha Pernambucana do Mérito Policial Militar, em homenagem a relevantes serviços prestados pelos contemplados à segurança pública. Esta é a mais importante comenda da Instituição, concedida pela governadora do Estado, conforme proposta do comandante geral.
“São homens e mulheres que ofertam suas vidas, todos os dias, para o bem estar dos cidadãos do Estado”, destacou o coronel Tibério. Ele ainda lembrou que, diariamente, os policias desempenham um difícil e, às vezes, incompreendido papel de manter a ordem pública. “É por isso que o elemento mais importante da Instituição são vocês, que orgulham o comando desta Corporação”, finalizou.
