Nesta quinta-feira (19/10) ocorreu uma solene aula de inauguração do 1º Curso de Policiamento Aplicado ao Turismo (CPATUR), no auditório do Banco do Brasil, localizado no Recife Antigo. Organizado pela Companhia Independente de Apoio ao Turista (CIATUR), com o respaldo da Diretoria de Ensino Instrução e Pesquisa, o curso tem como objetivo principal a capacitação de profissionais de segurança pública, visando estabelecer um padrão nacional de excelência no atendimento a turistas e estrangeiros que visitam o Estado.
O curso, com duração de 200 horas, terá início na próxima segunda-feira, 23 de outubro, e se estenderá por cinco semanas. Um total de 27 policiais militares participarão desta primeira edição, compreendendo 02 PMs do Rio Grande do Norte, 09 da CIATUR e 16 de outras unidades operacionais. O comandante interino da CIATUR, major Valdêmio Corrêa detalhou a estrutura do curso, que se divide em três fases. A primeira fase foca no conhecimento turístico, abordando a história e a cultura de Pernambuco, aprofundando-se em aulas de Espanhol e Inglês e explorando as principais leis que envolvem estrangeiros e turistas nacionais. Na segunda fase, os policiais passarão por treinamento em situações de crise, incluindo cenários como atentados terroristas ou atiradores ativos. Por último, a terceira fase será dedicada à rota turística, permitindo que cada aluno visite os principais pontos turísticos do Estado, abrangendo o litoral, a Região Metropolitana e o Agreste.
A solenidade de inauguração contou com a presença do comandante geral da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), coronel Tibério César, acompanhado por seu subcomandante, coronel Marcos Ramalho, o Chefe do Estado Maior Geral, coronel Ricardo Lopes, o Diretor de Planejamento Operacional, coronel Alexandre Tavares, além de diversas autoridades civis e militares.

Durante a cerimônia, os idealizadores do curso, coronel RRPM Antônio Menezes, o comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), tenente coronel Kleber Noberto, e a tenente coronel Aline Lopes, 
que foi homenageada in memoriam, representada pelo senhor Fávio José de Luna, viúvo, receberam reconhecimento especial.
O comandante da PMPE, coronel Tibério César, enfatizou o poder do ensino e da capacitação para a tropa, destacando que o processo de ensino e aprendizagem proporciona mudanças e transformações únicas. Ele ressaltou a importância da troca de conhecimento entre instrutores e alunos na reprogramação de valores, gerando qualidade no atendimento e reforçando a credibilidade da instituição. O comandante desejou sucesso e uma experiência enriquecedora a todos os participantes do curso, encerrando a solenidade com palavras de incentivo.