Na noite de terça-feira (15), a Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) realizou uma reunião solene em celebração aos 199 anos da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). A homenagem foi proposta pelo deputado Joel da Harpa.

O evento contou com a presença de membros da corporação, autoridades civis e militares, entre elas o subcomandante-geral da PMPE, coronel Ricardo Lopes, representando o Comandante Geral; o coronel Romero Fonseca, representando o governo do Estado; o diretor- geral da Polícia Civil, delegado Renato Rocha; o coronel Iremberg Leal Barros, representando o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco; o promotor de Justiça Francisco Hortencio, em nome do procurador-geral de Justiça; e o coronel Emerson Lima, representando o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco.

Durante a cerimônia, o presidente da ALEPE, deputado Álvaro Porto, enfatizou a importância histórica da PMPE e seu papel essencial na manutenção da ordem e promoção da paz. “É com grande satisfação que homenageamos os 199 anos da Polícia Militar de Pernambuco. É uma honra para esta Casa prestar essa homenagem, que é mais do que merecida, dado o esforço e a dedicação da PMPE. Uma polícia respeitada, que garante segurança em todas as regiões do nosso estado”, afirmou o deputado.

O deputado Joel da Harpa, que propôs a sessão solene, em seu discurso, ressaltou a relevância da PM na sociedade. “Esta Casa reconhece o trabalho, a dedicação e o empenho de cada um de vocês, oficiais e praças, seja no setor administrativo ou operacional, em Fernando de Noronha ou Afrânio. Sintam-se homenageados pelo poder legislativo, que representa todos os pernambucanos e, por isso, também é a casa da Polícia Militar de Pernambuco”, disse.

O subcomandante-geral da PMPE, coronel Ricardo Lopes, encerrou os discursos. “Ao receber essa homenagem na ALEPE, renovamos nosso orgulho de fazer parte de uma história marcada pelo dever e pela honra. Nossa trajetória é rica e diversificada, refletindo as terras que protegemos, do sertão ao agreste, passando pelas matas e campinas férteis de nosso estado. A PMPE sempre esteve presente, servindo com fé e amor. A cada dia, homens e mulheres vestem suas fardas e saem às ruas impulsionados por um profundo senso de dever e compromisso com a segurança pública”, concluiu.
Fotos: Sd Antônio Silva ASCOM PMPE
Texto: Cb Renata Santos ASCOM PMPE