Na noite de terça-feira (19), duas importantes solenidades foram realizadas simultaneamente na sede do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE): uma em homenagem aos pioneiros da unidade e a outra marcando a conclusão do 4º Curso de Ações Táticas Especiais (CATE). O evento contou com a presença do comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Ivanildo Torres.
A cerimônia teve início com uma homenagem aos primeiros integrantes do BOPE, aqueles que desbravaram os caminhos das Operações Especiais. O objetivo foi perpetuar os nomes dos valorosos guerreiros que abriram as portas para o que hoje é uma das unidades mais respeitadas da Polícia Militar. O ato de descerramento da placa de homenagem contou com a participação do coronel veterano Luis Aureliano e do sargento Lenilson, representantes do grupo de pioneiros.
Em seguida, a solenidade celebrou a conclusão do 4º CATE, que teve início em 23 de setembro deste ano com 40 alunos. Após diversas instruções, 21 novos operadores táticos foram formados. Durante o curso, os participantes passaram por treinamentos essenciais para atuar em ocorrências críticas, incluindo Instruções Táticas Individuais, Direitos Humanos, Noções de Antibombas e Explosivos, Resgate e Retomada de Reféns, totalizando 464 horas-aula.
Ainda durante o evento, foi exibido um vídeo em homenagem aos fundadores do BOPE e à conclusão do 4º CATE. Foram entregues certificados e distintivos aos formandos, e também prestadas homenagens aos colaboradores civis e militares que contribuíram para o sucesso do curso, que teve a placa de conclusão descerrada.
Participaram da solenidade o diretor Especializado, coronel De Lima; o diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa, coronel Brito; o gerente geral de Articulação e Integração Institucional e Comunitária (GGAIIC), coronel Benoni; dentre outras autoridades.