Mais uma etapa do Plano de Investimentos em Transportes do Governo do Estado teve início na manhã desta segunda-feira (16), com a Operação T.I. Seguro chegando ao Terminal Integrado Pelópidas da Silveira, em Paulista. Trata-se de ação conjunta da Secretaria de Defesa Social (SDS), por meio das polícias Militar e Civil, e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), envolvendo ainda outros órgãos municipais e estaduais.

O 17° Batalhão de Policia Militar (BPM) foi o responsável pela coordenação da ação de hoje, com início da concentração às 5h na sede do Batalhão e chegada ao Terminal às 6h. Sob o comando de três oficiais, participaram mais de 80 praças, originários do 17º BPM e de outros batalhões de área e unidades especializadas, como o Batalhão de Choque, CIPCães e CIPMotos. Durante a operação, pelo menos 17 pessoas foram abordadas. Os órgãos responsáveis notificaram dois estabelecimentos comerciais sem alvará de funcionamento, além de realizar o recolhimento de alguns caixotes e paletes com produtos sendo comercializados de maneira ilegal.

A mobilização faz parte de um acordo de cooperação técnica entre a SDS e a Seduh e será permanente, funcionando sempre que o Terminal estiver aberto. A Polícia Militar manterá o patrulhamento de domingo a domingo, com o trabalho voluntário de PMs em suas folgas, nas áreas externa e interna do Terminal. O objetivo é combater a criminalidade, apoiando o direito de ir e vir dos usuários e contribuir de forma decisiva para o restabelecimento da paz social no referido equipamento público.

A Operação T.I. Seguro faz parte de um plano de investimentos lançado pelo Governo do Estado durante a reunião extraordinária do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), no mês de fevereiro. O Plano de Mobilidade visa intensificar ações para trazer melhorias ao Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana e foi dividido em três eixos temáticos: acesso ao sistema; segurança e conforto; e tempo de deslocamento.
Além do reforço no policiamento militar nos principais terminais, o Eixo Segurança inclui a ampliação da segurança nos dois corredores de BRT, por meio do Programa de Jornada Extra de Segurança (PJES); câmeras conectadas ao Centro Integrado de Operações de Defesa Social (CIODS) em todos os terminais; e a implementação da tecnologia Nina Mobile, ferramenta que auxilia o poder público no registro de casos de assédio sexual no transporte público e facilita a denúncia às autoridades.