Foi realizada, na manhã desta quinta-feira (9), a aula inaugural do III Curso de Radiopatruhamento 2022. A solenidade, que foi presidida pelo subcomandante geral da Corporação, coronel Fernando Aníbal, contou com a presença do coronel Antônio Menezes, diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa da PMPE, do coronel Fred Jorge Saraiva, diretor adjunto de Planejamento Operacional, do coronel Ivanildo Torres, gerente-geral de Articulação Institucional da Secretaria de Defesa Social e do coronel RR PM Eduardo Jorge de Carvalho Fonseca, além de outras autoridades civis e militares.
O Curso de Radiopatrulhamento surgiu em 2002, diante da necessidade de capacitar e aperfeiçoar os profissionais da área de segurança pública, que cumprem missões dotadas de acentuada complexidade operacional, como patrulhamento em áreas de alto risco, combate ao narcotráfico, situações de controle de distúrbios sociais através de ações de choque ligeiro, dentre outras. O comandante da unidade, tenente-coronel Wambergson Correia de Melo, falou sobre a importância do curso. “Esse curso é de extrema importância, não só para a Radiopatrulha, mas para toda a Corporação, pois com ele, capacitaremos e tornaremos ainda mais excelente essa tropa especializada, que como essência tem o lema “Pelo Dever de Bem Servir”, frisou o comandante.
O coronel Antônio Menezes, diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa, falou sobre a importância do ensino e da capacitação. “Nós estamos perdendo uma geração de especialistas, estamos indo embora, e se não formarmos os nossos substitutos, uma parte do conhecimento, construído ao longo de anos pelos precursores, irá se perder”. O Curso de Radiopatrulhamento tem representantes de fora do estado, o que deixou feliz o coronel Antônio Menezes. “Fico feliz em saber que temos companheiros da Paraíba no curso, o ensino perpassa. Sejam muito bem-vindos, companheiros da Paraíba. É muito importante formar pessoas de outros estados”, disse ele.
Quem passou pela unidade lembra com carinho do tempo que envergou o braçal de radiopatrulheiro, como é o caso do coronel Fred Jorge Saraiva, diretor adjunto de Planejamento Operacional da PMPE. “Quero me referir aos alunos que tiveram a oportunidade de assistir ao vídeo no início da solenidade. Acredito que vendo aquela história, certamente já sentem o peso que é carregar o braçal dessa unidade tão emblemática da Polícia Militar de Pernambuco. Desejo sucesso a todos. Se dediquem para que tenham a honra de carregar esse braçal que muito nos orgulha”, falou o diretor.
Há um ano, o coronel Roberto Santana assumia o comando da Polícia Militar de Pernambuco, momento muito lembrado pelo coronel Fernando Aníbal, subcomandante geral da Corporação, que falou sobre o investimento que o comandante vem fazendo na área de Ensino, Instrução e Pesquisa. “Esse é um curso importantíssimo para a Corporação, que realmente capacita os senhores e senhoras a atuar numa unidade de envergadura da instituição. Nesse um ano, percebemos uma ênfase grande na área de ensino, instrução e pesquisa. Isso está dentro das ações do comando na Corporação, são muitos cursos, tanto de formação, como de capacitações sendo realizados. É a base para que a gente possa realizar o policiamento com eficiência”, finalizou o subcomandante.
Texto: Cabo PM Júlia Miranda
Fotos: Cabo PM Diego Henrique.