Pernambuco sedia III Seminário de Inteligência das Polícias Militares do Nordeste

Acontece hoje e amanhã (7 e 8), no auditório da Fundação CAS, o III Seminário de Inteligência das Polícias Militares do Nordeste, que conta ainda com representantes de outros estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Roraima, Tocantins, Amapá, Acre, Pará e ainda do Distrito Federal. Além dos cerca de 350 participantes presenciais, o III Seminário conta, de forma remota, com a participação dos alunos do Curso de Inteligência de Segurança Pública (CISP) e dos alunos do Curso Superior de Polícia da PMPE (CSP).

A duas primeiras edições aconteceram nos estados da Paraíba e Bahia, respectivamente, e desta vez desembarca na capital pernambucana. A abertura do evento foi presidida pelo secretário de Defesa Social, Humberto Freire, acompanhado do comandante geral da PMPE, coronel Roberto Santana, e do coronel Paulo Coutinho, comandante geral da PM da Bahia e presidente do Conselho Nacional de Comandantes Gerais, dentre outras autoridades civis e militares.

O coronel Roberto Santana deu as boas-vindas a todos e disse que, apesar da situação difícil que Pernambuco passa neste momento, não poderia deixar de realizar o evento. “Esse evento fazia parte das comemorações do aniversário da Polícia Militar, que completa 197 anos, mas não o cancelamos tamanha é sua importância, envergadura e necessidade que nós vemos no serviço de inteligência, a necessidade de mantermos essa integração e interação entre as instituições, pois só assim vamos vencer o crime organizado e as facções. Temos que estar sempre juntos para o bem-estar da sociedade”, disse o comandante.

O Seminário teve origem nas deliberações do encontro dos Chefes de Inteligência das Polícias Militares do Nordeste, aqui mesmo no estado de Pernambuco, no ano de 2019, quando foi sugerida a formatação de seminários pela necessidade de construção e compartilhamento de novos conhecimentos, boas práticas e maior integração entre as agências de inteligência das Corporações Policiais Militares. Para o coronel Emílio Jorge, chefe da 2ª Seção do Estado Maior Geral da PMPE, a integração na organização dos seminários é de extrema importância. “O interessante é que um estado ajuda o outro na organização desses seminários e isso é de extrema importância. Só vem a agregar, pois são discutidas as temáticas inerentes à atividade de inteligência, trazendo um bom resultado para a segurança pública”, disse ele.

O III Seminário de Inteligência das Polícias Militares do Nordeste conta com uma gama de palestras voltadas para a área de inteligência e segurança pública. Hoje, a abertura foi com o coronel do Exército Brasileiro, Alessandro Visacro, que falou sobre a Insurgência Criminal, em seguida o tenente-coronel Uirá do Nascimento Ferreira, comandante do Batalhão de Operações Especiais da PM do Rio de Janeiro, palestrou sobre O Combate ao Crime Organizado no Rio de Janeiro e a Insurgência Criminal.

No período da tarde, foi a vez do 1º Sargento Renato Pires Moreira, da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, trazer seu conhecimento aos participantes sobre a Relevância da Inteligência Estratégica e o Compartilhamento de Conhecimento Interorganizacional no Âmbito dos Sistemas Estaduais de Inteligência. Encerrando o primeiro dia de Seminário, o coronel da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina, Adílson Luiz da Silva, palestrou sobre A Inteligência de Segurança Pública e a Gestão de Risco no Combate ao Crime Organizado nos Portos Brasileiros.

O ciclo de palestras continua nesta quarta-feira (8) com os seguintes temas: Fusão de Dados como Ferramenta do Analista de Inteligência – Palestrante: Marco Antônio dos Santos, coronel do Exército Brasileiro; e Os reflexos da Lei Nº 13.491/17 na Atividade Investigativa da Polícia Judiciária Militar com Supedâneo da Agência de Inteligência da PMPE – Palestrante: Tenente-coronel da Polícia Militar de Pernambuco Fábio Cavalcanti Fiquene.