Uma cerimônia realizada nesta tarde (14), no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar de Pernambuco, marcou a ampliação do atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica no estado. Com a presença da Secretária Estadual da Mulher, Regina Célia, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Tibério César, entregou nas mãos da diretora de Articulação Social e Direitos Humanos da PMPE, coronel Cristiane Moura, as chaves das viaturas que a partir de hoje farão parte do Programa Maria da Penha. “Com essas viaturas nós ampliamos o atendimento na Região Metropolitana do Recife e até o final desse mês ampliaremos as equipes para o Sertão do estado. Isso mostra o trabalho em conjunto, da Polícia Militar, com a Secretaria da Mulher. Mostra como a Polícia Militar de Pernambuco leva a sério esse combate, esse enfrentamento, para dar o apoio que as mulheres precisam”, reforçou o coronel Tibério César.
Pernambuco foi o quarto estado brasileiro a implantar o Programa da Patrulha Maria da Penha, que dá atendimento especializado, com caráter preventivo e ostensivo, às mulheres em situação de violência doméstica e familiar, solicitantes de Medidas Protetivas de Urgência (MPU). “Hoje são cerca de 200 medidas protetivas. Ao receber essas medidas, nosso efetivo visita as mulheres que aceitam receber esse apoio e realizam o acompanhamento contínuo dessa mulher. Esse monitoramento ocorre para que essa vítima se sinta segura e protegida, atuamos também para que o agressor saiba que essa mulher não está sozinha e caso insista em descumprir a medida protetiva ele será responsabilizado”, frisou a coronel Cristiane.
A secretária Estadual da Mulher, Regina Célia, falou da importância deste reforço no mês da mulher. “Esse momento é um marco histórico, pelo contexto que estamos vivendo com a governadora Raquel Lyra, a vice Priscila Krause e todo o secretariado integrado nesse enfrentamento. É muito importante ter todo um comando alinhado com o propósito de vida, segurança, paz e liberdade para todas as mulheres. Este ano de 2023 marca 40 anos do caso Maria da Penha e eu fico muito feliz em ver quantos parceiros de honra nós temos, homens engajados, mulheres comprometidas como a coronel Cristiane Moura e o comandante Tibério César, que estão na linha de frente, tendo um só padrão de linguagem, pela vida das mulheres”, finalizou Regina Célia.
Texto: CB PM Júlia Miranda/ ASCOM PMPE
Fotos: CB PM Diego Henrique/ ASCOM PMPE