Carro caracterizado no modelo antigo ficará estacionado de hoje, até amanhã no período da tarde, em frente ao Quartel do Derby
Nesta terça-feira (22/06) é comemorado o Dia Mundial do Fusca. Para celebrar em grande estilo a data, um veículo caracterizado no modelo antigo da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) estará em exposição, em frente ao Quartel do Comando Geral (QCG), no Derby, desta terça até quarta-feira, manhã e tarde.
A iniciativa da exposição do modelo antigo para celebrar a data é do Museu da PMPE, que tem sede no QCG. Esse tipo de automóvel foi uma paixão nacional por anos e anos e bastante utilizado como viatura pela PMPE, principalmente pela Radiopatrulha e 1º BPTran, na década de 70, para as rondas ostensivas.
A restauração do Fusca foi realizada pela Comissão de Reaparelhamento da Secretaria de Defesa Social, devido a parceria envolvendo a PMPE e o Clube dos Fuscas de Pernambuco.
A exposição do Fusca tem o objetivo de mostrar à sociedade um modelo de veículo antigo, que na época era tão moderno e que teve grande importância nas rondas realizadas pelos policiais militares ao exercerem a missão de promover segurança à população pernambucana.
HISTÓRIA – Importados da Alemanha, os primeiros Fuscas começaram a circular no Brasil em 1950. A primeira fabricação no país aconteceu em 03 de janeiro de 1959, em São Bernardo do Campo/SP.O pai do Fusca é Ferdinand Porsche, que no inicio da década de 30 desenvolveu um projeto na sua própria garagem, em Stuttgard, Alemanha. O primeiro projeto do Fusca, o carro era equipado com um motor dois cilindros, refrigerado a ar, que tinha um rendimento absurdamente péssimo.
Em 1934 foi assinado o contrato entre Ferdinand Porsche e a Associação Nacional da Indústria Automobilística Alemã, dando início ao desenvolvimento do Fusca. Desde então, o Dia Mundial do Fusca é comemorado por fãs do Volkswagen em todo o mundo. (Fonte web).