PMPE GARANTE SEGURANÇA NOS DIAS DE PROVA DO ENEM

As provas do Enem de 2020 serão realizadas nos próximos domingos dias 17 e 24. Para garantir a legitimidade da prova, o trabalho da Polícia Militar de Pernambuco começa antes da aplicação do exame. Vai desde o transporte até o momento em que os cartões respostas são levados de volta para os locais que serão validados. Em coletiva à imprensa realizada, na manhã desta sexta-feira (15), no Qualquer do Comando Geral, a Operação Enem 2020 foi apresentada.

Toda a ação será monitorada através do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) que estará observando o que acontece nos locais de prova e nas vias qua dão acesso a esses prédios. Vários órgãos estão envolvidos nesse processo, como as operativas da Secretaria de Defesa Social, os Correiros, a Polícia Rodoviária Federal, a CTTC, a CBTU, o SAMU, o Consorcio Aplicador, o Exército Brasileiro, o CTM e a Compesa.

A PMPE contará com 3040 lançamentos na Operação, que serão distribuídos em 83 municípios do Estado. Nos locais, os PMs vão trabalhar com ação educativa e com orientações para evitar a aglomeração dos candidatos próximos aos prédios onde haverão provas.

Os policiais militares estarão em rondas com o policiamento motorizado e no patrulhamento na modalidade a pé. Além do acompanhamento de forma remota através de diversas câmeras de segurança, fazendo cumprir o decreto governamental de enfrentamento ao novo coronavirus.

A novidade na segurança será a utilização de cinco drones que vão auxiliar os policiais no monitoramento dos locais de prova. O equipamento ajudará na identificação de pontos de aglomeração ou qualquer irregularidade no terreno.

Comparando os últimos cinco anos, esta edição conta com o aumento de quase 14% de inscritos em Pernambuco. Para garantir o distanciamento desses alunos, o número de locais foram aumentou 84%, o que traz mais segurança para os candidatos.

A Operação é um convênio com o INEP, que prevê o pagamento de uma cota de jornada extra de serviço o que garantirá o lançamento dos policiais sem comprometer a segurança nas outras regiões do Estado nesses dois dias de provas.

O coronel Augusto Vilaça, coordenador de segurança da Operação Enem da PMPE junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – Anísio Teixeira, fez questão de frisar que o trabalho de enfrentamento à pandemia deve ser feito em conjunto. “Não adianta todo esse planejamento e esforço se as pessoas envolvidas no processo não ajudarem. Contamos com a conscientização de todos no respeito às normas de distanciamento”, concluiu.