Ato solene marca a entrega de novos coletes balísticos para a PMPE

Na manhã desta segunda(12), a Secretaria de Defesa Social, realizou uma cerimônia, no Batalhão de Choque da Polícia Militar, para a entrega de 3 mil coletes balísticos destinados ao efetivo da PMPE. Esse é o primeiro lote de um total de 8.018 mil coletes, que serão entregues nos meses de Abril e Maio, sendo 5.340 reservados para a PM, 2.298 para a Polícia Civil e 380 para a Polícia Científica.

 

Segundo o Secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antonio de Pádua, que esteve presente no ato solene, as forças de segurança pública de Pernambuco, estão passando por uma renovação e modernização de seus equipamentos de proteção individual (EPIs). “Nossos policiais necessitam desse importante equipamento de proteção para o dia dia no policiamento ostensivo, por isso estamos sempre buscando melhorar a qualidade dos EPIs disponibilizados para a nossa tropa. Nosso objetivo é fazer com que, em breve, cada policial possa ter seu próprio colete balístico”, enfatizou.

 

Para adquirir esses materiais, o Governo de Pernambuco investiu, com recursos do Tesouro Estadual, mais de R$ 11,2 milhões. De acordo com o Diretor Adjunto do Núcleo de Armamento da SDS, Major Chalton Wilton, esses coletes possuem a mesma leveza dos que foram entregues no ano de 2019, porém eles têm um maior acabamento nos cortes anatômicos para proteção de órgãos vitais tanto para o corpo masculino como feminino. Esses novos coletes também possuem chip para identificação de número de série, para melhor controle e logística, e nível de proteção 3A, que resiste ao tiro de rifle 44 Magnum. Além disso, foram adquiridas 16 mil capas individuais para inserção das placas balísticas. Elas são compostas por uma manta impermeabilizada e de fácil higiene.

 

O Comandante Geral da PMPE, Coronel Vanildo Maranhão, acrescentou que esses novos coletes serão distribuídos de imediato para toda a tropa e substituirão os modelos que estão prestes a vencer. “É de grande valia o recebimento desses novos coletes, além de reforçar a proteção e o conforto dos nossos profissionais, eles irão repor outros coletes. O nosso intuito é que todos os batalhões se beneficiem o quanto antes com essa nossa nova aquisição.”, finaliza o coronel.

 

Antes do uso, os lotes de coletes passam por testes de flexibilidade e balístico – neste, são avaliadas a resistência a traumas e perfurações. Os testes acontecem em laboratório credenciado pelo Inmetro e pelo Exército Brasileito, em São Paulo.

 

Fotos: Sgt Elton Camilo | ASCOM PMPE