Solenidade marca os três anos de implementação do Koban

Modelo de segurança comunitária chegou ao 19º BPM em agosto de 2018 e tem apresentado resultados significativos

 

A manhã desta sexta-feira (13/08) foi de comemoração para o 19º BPM, responsável pela segurança de diversos bairros da Zona Sul do Recife. A data marca os três anos de implementação do Sistema Koban no Batalhão André Vidal de Negreiros, passo decisivo da Polícia Militar de Pernambuco no sentido de aproximar a Corporação da sociedade. A solenidade aconteceu em frente à sede do Koban, em Setúbal.

O policiamento comunitário é inspirado no modelo japonês é fundamentado na colaboração entre policiais e comunidade, buscando prevenir e combater a criminalidade a partir da construção de uma rede de segurança local. Desenvolvido pela PMPE, o modelo nasceu da cooperação entre a SDS, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e a Agência Nacional de Polícia do Japão, berço da iniciativa.

Na solenidade de aniversário, estiveram presentes o major Eliel, comandante do 19º BPM, e os demais oficiais do Batalhão, o coronel Raul Cavalcante, diretor Integrado Metropolitano (DIM), o tenente coronel Romero Oliveira Júnior, diretor adjunto de Articulação Social e Direitos Humanos (DASDH) e o tenente coronel José Cícero de Oliveira Júnior, comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP). O evento contou com o apoio da Banda de Música da PMPE, BPTran e CTTU, com grande participação para o sucesso da realização.