DPJM palestra para subcomandante geral, chefes e diretores da PMPE

Aconteceu na tarde desta terça-feira (14) uma solenidade com o objetivo de apresentar ao subcomandante geral da PMPE, chefes e diretores o funcionamento da Delegacia de Polícia Judiciária Militar. Além do subcomandante geral, coronel Fernando Aníbal, também se fizeram presentes o coronel Arlis Gadelha, chefe do Estado Maior Geral, o coronel Ney Lima, diretor de Apoio Jurídico Administrativo, o coronel Ronaldo Tavares, diretor de Planejamento Operacional, o subcomandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Clóvis Ramalho, o corregedor geral Paulo Loyo e o ouvidor da Secretaria de Defesa Social, Jost Paulo, além de outras autoridades civis e militares.

O evento contou como palestrante o tenente-coronel Fábio Fiquene, chefe interino da DPJM, que explanou sobre o cenário e competência concorrente de Polícia Judiciária Militar; Crime Militar; Casos Práticos; Procedimentos da DPJM; Atividades Preventivas e Projetos.

De acordo com o tenente-coronel Fiquene o acontecimento tem a relevância institucional de apresentar oficialmente ao novo subcomandante geral, coronel Fernando Aníbal, segunda maior autoridade de Polícia Judiciária Militar da Corporação, as novas práticas adotadas pela DPJM na condução e apuração dos crimes militares. “Após o advento da Lei 13.491/17, foram feitas adequações procedimentais em virtude da pandemia da Covid-19, e a inclusão de peças investigativas no sistema PJE, utilizado pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco, tudo isso foi apresentado ao novo subcomandante”, disse o coronel.

Na oportunidade foram homenageados o coronel Fernando Aníbal, o coronel Arlis Gadelha e o coronel Ney Lima, além do sargento PM Cândido, que segue para a reserva remunerada após 30 anos de efetivo serviço e os destaque da DPJM, o sargento PM Martins, o sargento PM Leandro e a cabo PM Sirlene, pelos valorosos serviços prestados a esta Delegacia.

O subcomandante geral, coronel Aníbal, falou sobre o árduo trabalho da DPJM. “A DPJM tem um papel fundamental e importantíssimo para a Corporação, nós sabemos a dificuldade que é integrar órgãos de controle, porque nem todo mundo quer ter esse ônus de responsabilizar um integrante da mesma instituição, um colega de trabalho, mas é necessário e eu quero aqui parabenizar o coronel Fiquene por essa iniciativa de promover essa palestra”, finalizou o coronel.