COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR PROMOVE SOLENIDADE DE ENTREGA DE MEDALHA

O Colégio da Polícia Militar de Pernambuco (CPM), uma instituição com 55 anos de serviços prestados à sociedade pernambucana, prestou homenagens, na tarde desta quarta-feira (20/10), a personalidades que de alguma forma tenham contribuído para a exitosa história da instituição.

A cerimônia de entrega da Medalha Pernambucana do Mérito Educacional Policial Militar foi realizada no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, na avenida Boa Viagem. Essa é a mais alta condecoração da área de ensino da Polícia Militar de Pernambuco e teve sua outorga por ato do governador do Estado.

Logo no início do evento, alguns alunos realizaram uma justa homenagem aos professores pelo dia deles, no último dia 15/10. Eles cantaram acompanhados pela Banda de Música, que também contava com a participação de alunos músicos.

Como tradição do CPM, todos os anos, de acordo com o desempenho escolar e grau disciplinar, os alunos concorrem dentro do mesmo ano escolar a promoções, de acordo com o estipulado em cada posto ou graduação. Neste ano, em virtude da pandemia da Covid-19, este momento aconteceu com um aluno promovido a cada posto ou graduação que esteve presente para representar os demais.

O evento contou com a presença de diversas autoridades militares e civis que foram homenageadas. Ex-alunos, como o Procurador Geral de Justiça do Estado, Paulo Augusto Oliveira e o Superintendente da 4ª Região Fiscal da Receita Federal, José de Assis Ferraz Neto; assim como, também receberam a comenda o Secretário de Defesa Social, Humberto Freire; e o Secretário Estadual de Educação, Marcelo Barros. “A emoção toma conta de mim nessa solenidade, por receber essa medalha tão importante de uma Instituição que eu posso dizer que fez parte da minha história”, declarou Humberto Freire. Entre outras autoridades convidadas para o evento, registrou-se a presença do Coronel PM Carlos José Viana, Secretário da Casa Militar do Governo do Estado.

Para o Comandante Geral da PMPE, o Coronel Roberto Santana, não tem como não se emocionar na solenidade. “Nós somos cria dessa casa. Quando vi aqui tia Ceça, tia Norma, professor Paulo Alves, o coração acelerou, então, em nome desses, gostaria de parabenizar todos os professores presentes ao evento, pois os senhores são os responsáveis pelo que nos tornamos”, comentou.

Foram agraciados 23 militares, entre praças e oficiais, sendo onze ex-alunos que hoje alcançaram o posto de coronel da ativa, como o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, o Coronel Rogério Coutinho. Houve, ainda, a entrega de comendas “in memoriam” para dois militares com relevantes serviços prestados ao colégio.

Em um discurso para lá de emocionado, a Comandante do CPM, a Tenente-coronel Cristiane Moura, expressou a satisfação e a gratidão na oportunidade que teve de comandar o Colégio, do qual ela fez parte. Ela ainda deixou uma mensagem para os alunos: “Sonhem, tenham o objetivo de vocês, mas também estudem, porque o estudo nos leva aos nossos objetivos”, concluiu.