Entrega do espadim é momento único na carreira dos militares

Cerimônia aconteceu nesta quarta-feira na Academia de Polícia Militar do Paudalho e marcou o início de uma nova etapa na vida dos futuros oficiais da PMPE e do CBMPE.

Esta quarta-feira (27/10) foi um dia muito especial para os alunos do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, o momento mais significativo da preparação dos jovens, futuros oficiais. Foi feita a Entrega do Espadim de Tiradentes, da PMPE, e do Espadim Dom Pedro II, do CBMPE, que homenageiam os patronos de cada corporação e representam, antes de mais nada, que cada um dos participantes está dando um passo decisivo rumo ao oficialato. Após a cerimônia, que aconteceu à tarde, na Academia de Polícia do Paudalho, eles ainda seguem como alunos, mas, após um estágio de seis meses, estarão aptos para definitivamente servirem à população pernambucana como oficiais da segurança pública.

O ato, presidido pelo governador Paulo Câmara, respeitou todos os cuidados em relação ao combate à pandemia da Covid-19, mas manteve os ritos que fazem dele uma das cerimônias militares mais emocionantes. Depois da recepção das autoridades civis e militares, os 75 alunos, deste total 55 da PMPE, sendo 48 homens e sete mulheres; e 20 dos Bombeiros, entre eles três mulheres, entraram no pátio. Após a leitura do Boletim Interno Especial, referente ao evento, foi o grande momento da entrega do espadim, pelas principais autoridades presentes, lideradas pelo governador Paulo Câmara, aos alunos primeiro colocados no concurso da PMPE, José Gevyson Barbosa Deodato, e no do CBMPE, Laís Leite Monteiro de Morais, a primeira mulher a conquistar tal posição ao longo de anos. Os demais alunos das turmas receberam a honraria das mãos de seus padrinhos e madrinhas.

Em sua fala aos cadetes, o governador falou da importância de incentivar cursos de formação, de maneira periódica para as corporações. “São essas formações que fazem a diferença na qualidade dos serviços oferecidos à população. Contamos com a determinação e o esforço de todos para fazer jus a essas instituições tão respeitadas e ao povo de Pernambuco”, frisou Paulo Câmara.

O secretário de Defesa Social, Humberto Freire, destacou que a formação faz parte de uma série de reforços anunciados pelo governador. “Esses profissionais muito em breve estarão integrando a política do Pacto Pela Vida e totalizando, em junho de 2022, mais de dois mil novos profissionais de segurança pública, servindo à população e reforçando o policiamento”, disse.

O comandante geral da PMPE, coronel Roberto Santana, lembrou que há cerca de 30 anos esteve no local onde os cadetes estavam na solenidade, e destacou a importância do ato: “Eles serão os líderes do futuro das nossas instituições. Por isso é tão importante investirmos nessa formação, para que estejam bem instruídos e capacitados. A sociedade pernambucana necessita de uma polícia forte, que seja respeitada e também respeite o estado democrático de direito”, disse.

Também participaram da solenidade, entre muitos outros presentes militares e civis, o presidente da Assembleia Legislativa, Eriberto Medeiros; os deputados estaduais Fabrizio Ferraz e Joel da Harpa; o presidente do Tribunal de Justiça, Fernando Cerqueira; o vice-prefeito de Paudalho, André Viana; o comandante do 2º Comando Aéreo Regional, brigadeiro do ar Cesar Faria Guimarães; o Secretário chefe da Casa Militar, coronel Carlos José; o comandante do Corpo de Bombeiros de Pernambuco, coronel Rogério Coutinho; o chefe da Polícia Civil, Nehemias Falcão; a chefe da Polícia Científica de Pernambuco, Sandra Santos; o comandante da Academia da Polícia Militar de Paudalho, tenente coronel Noronha; o defensor público geral do Estado, Fabrício Lima; e o Superintendente Executivo da Polícia Rodoviária Federal, Siqueira Campos.