Ações de prevenção integram PM com Secretaria de Estado

Encontro traça estratégias conjuntas da Diretoria de Articulação Social e Direitos Humanos, Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas e Instituto Tavares Buril

Na tarde da última terça-feira (09/11), o Diretor de Articulação Social e Direitos Humanos (DASDH) da PMPE, Cel PM José Roberto, e o Coordenador do Centro de Operações da PMPE, Cel Bagetti, participaram de uma reunião com o secretário de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas (SPVD) do Estado, Dr. Cloves Benevides e sua equipe, além de servidores do Instituto Tavares Buril.

A reunião aconteceu na sede da Diretoria e teve como objetivo central elaborar estratégias para integrar ações preventivas dos órgãos, em bairros de municípios pernambucanos que são considerados territórios prioritários do Estado, em razão de índices elevados em dois indicadores da violência: Crimes Violentos Letais intencionais (CVLIs) e Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs).

Na reunião, foram pactuadas medidas para desenvolver ações em conjunto para a identificação de situações de vulnerabilidades relativas a segmentos, indivíduos e espaços, visando o direcionamento das ações de prevenção, entre técnicos da SPVD que integram os Núcleos de Prevenção Social (programas Governo Presente e Atitude) e Estações Regionais, e os policiais militares que atuam em Bases de Policiamento Comunitário – Sistema KOBAN e em Batalhões de Área da PMPE.

Também ficou acertada na reunião, a troca de informações entre COPOM e SPVD, sobre demandas reprimidas relacionadas a perturbação do sossego, em que técnicos em mediação de conflitos da Secretaria farão mediações desses casos.

Visando avançar nesse processo de integração e articulação das ações de prevenção, ocorrerá na próxima semana, nova reunião com os mesmos atores, Diretoria de Planejamento Operacional, Diretoria Integrada Metropolitana e comandantes de unidades.