Alunos-oficias do CFO recebem Espadim Tiradentes

Aconteceu na tarde desta quarta-feira (20), na Academia de Polícia Militar do Paudalho, a solenidade de entrega do Espadim Tiradentes PM e Espadim Dom Pedro II BM, momento único na carreira dos futuros oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco.

A cerimônia foi presidida pelo Secretário de Defesa Social, Humberto Freire, e contou com as presenças dos comandantes gerais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, coronel José Roberto Santana e coronel BM Rogério Coutinho, respectivamente
Antes do início do evento o coronel Roberto Santana realizou a revista da tropa e da Guarda de Honra.

Também estiveram presentes o chefe da Casa Militar, coronel Carlos José, do subcomandante geral da PMPE, coronel Fernando Aníbal, do chefe do Estado Maior Geral, coronel PM Evaldo Roque, dentre outras autoridades civis e militares.

O coronel Roberto Santana lembrou que há 32 anos estava naquela mesma posição de aluno. “Hoje é uma data festiva para o Bombeiro e Polícia Militar. Há 32 anos eu estava aí. Gostaria de dizer a cada aluno que aproveitem cada momento, estudem, se dediquem, porque depois de formados, a responsabilidade aumenta, para que nós possamos entregar uma segurança cada dia melhor ao povo pernambucano”, disse o comandante.

O grupamento de alunos, composto por 62 alunos da PM e 24 do Bombeiro, ingressaram no pátio interno entoando a canção do CFO sob os acordes da banda de música composta por integrantes da PMPE e do Corpo de Bombeiros de Pernambuco. Em seguida os primeiros colocados no concurso, aluno CFO PM Marcos Rodrigo Antônio de Araújo e aluno CFO BM Gabriel Jonatas Torres de Melo, receberam seus Espadins das mãos do secretário de Defesa Social e do comandante da PMPE e do chefe da Casa Militar e do comandante do CBMPE, respectivamente, todos acompanhados do comandante da APMP, coronel Tibério Noronha.

O secretário Humberto Freire falou sobre a importância da formação de cada oficial. “Como disseram o coronel Coutinho e o coronel Roberto, é um momento de muita emoção, não só para os alunos e familiares, mas para nós que fazemos a segurança pública. As senhoras e senhores, após essa formação, integrarão um dos mais reconhecidos programas de segurança pública do nosso país, o Pacto Pela Vida, um programa que não é feito apenas de metas e cobranças, mas um programa de segurança pública que além dessas metas e cobranças consegue identificar o que é necessário para a segurança, quais são as ações estratégicas necessárias, e mais que isso, faz tudo que é preciso para que essas ações sejam efetivamente implementadas”, finalizou o secretário.

Fotos: Sd André Coelho

Texto: Cb Júlia Miranda