PMPE terá acesso a plataforma inovadora

A Polícia Militar de Pernambuco celebrou um convênio de cooperação técnica com a Procuradoria Geral da Justiça do Estado, na tarde desta segunda(23), onde permite acesso a plataforma de inteligência artificial intitulada: Consensus. Ferramenta tecnológica facilitadora na celeridade e tramitação de inquéritos policiais militares, comunicações de autos de prisão em flagrantes delito de militares, Instruções Provisórias de Deserção e outros(Sindicâncias Administrativas Disciplinares, Investigações Preliminares).

Haverá a capacitação de integrantes da PMPE, designados pelo Comandante Geral, quanto ao uso do sistema, a fim de que possam servir de capacitadores e apoiadores a outros usuários da Corporação. Desta forma, os habilitados poderão acompanhar, através de cadastro no sistema, a tramitação de documentos remetidos ao Ministério Público, desde que não se trate de procedimentos ou documentos submetidos a sigilo ou segredo de justiça, conforme legislação pertinente.

“Ao permitir a tramitação de inquéritos policiais militares através do Consensus, vamos ganhar em celeridade, eficiência e transparência nesse processo. É uma nova filosofia na dinâmica do processo penal, que também abre espaço para que os promotores tenham a possibilidade, resguardada a sua independência funcional, de aplicar os acordos de não persecução penal conforme cada caso”, relatou o procurador-geral de Justiça Paulo Augusto Freitas.

Já o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Roberto Santana, apontou que a cooperação “vai dar maior segurança aos nossos processos internos, que poderão tramitar de forma segura e serem visualizados ao longo de todas as etapas tanto na Polícia Militar quanto no Ministério Público”.

 

Texto: Soldado Natália Menezes.

Foto: Ministério Público