532 Policiais Militares prontos para servir à sociedade

Aconteceu na tarde desta terça-feira (21), no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, a solenidade de conclusão do Curso de Formação e Habilitação de Praças 2021.2. A solenidade foi presidida pelo governador Paulo Câmara e contou com as presenças do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Eriberto Medeiros, do secretário de Defesa Social, Humberto Freire, do chefe da Casa Militar, coronel Carlos José, do coronel Roberto Santana, comandante geral da PMPE, do comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Coutinho, do Defensor Público Geral, Henrique Seixas, além dos deputados Joel da Harpa e Gleide Angelo, dentre outras autoridades civis e militares.

A turma “Cabo PM Leandro Menezes” adentrou ao recinto entoando a canção da PMPE, sob os acordes da Banda de Música da Polícia Militar de Pernambuco. Em seguida foi lida a portaria do secretário Executivo de Defesa Social sobre a certificação de conclusão do CFHP 2021.2, representado pelos três primeiros colocados. Na primeira colocação Maria Iara de Morais Rosendo, com a nota 9,926, na segunda colocação Érica Priscila Carneiro Ouriques de Vasconcelos, com a nota 9,856 e João Rodrigo Farias, na terceira colocação, com a nota 9,854.

O juramento policial militar, que sempre é um momento marcante em solenidades de conclusão de cursos militares, foi proferido pelo capitão PM Marcelo Sales, e emocionou a todos. “Mesmo com o risco da própria vida”. Para o capitão Marcelo a emoção de estar no lugar de aluno e, hoje, à frente da tropa é um sentimento de dever cumprido. “Formar mais de 500 policiais é uma grande responsabilidade, hoje vamos fechar com chave de ouro e entregar 532 policiais militares prontos para servir à sociedade pernambucana”, disse o capitão.

O coronel Roberto Santana, comandante geral da Corporação falou em renovação do efetivo. “Os policiais hoje nomeados são a renovação do nosso quadro. Neste primeiro momento eles serão lançados na Capital e Região Metropolitana do Recife, posteriormente atenderemos também o interior do estado e, apenas ao final do estágio, será realizada a distribuição definitiva desses policiais. Hoje eles já saem daqui prontos para reforçar a segurança no nosso estado”, disse o coronel.

O secretário de Defesa Social, Humberto Freire, esteve presente ao evento de formatura dos novos policiais militares. “Com a formatura de hoje, foram chamados 100% dos praças PM, do concurso 2018. “Esse movimento prossegue, não só com a Polícia Militar, mas com relação a todas as operativas da Secretaria de Defesa Social”, disse o secretário.

Em suas palavras, o governador Paulo Câmara falou sobre, mais uma vez, ter a oportunidade de formar profissionais que vão cumprir a missão de proteger o cidadão. “Sigam a missão, cumpram o que juraram aqui hoje, que é servir ao estado de Pernambuco e à sociedade pernambucana. Saibam que a Polícia Militar conta com os senhores e senhoras e que a população de Pernambuco tem a confiança no trabalho de vocês. Honrar a farda e honrar a Polícia é honrar Pernambuco”, finalizou o governador.