PMPE forma 61 aspirantes-a-oficial

Uma solenidade militar realizada no Quartel do Comando Geral, no Derby, marcou a formatura de 85 alunos do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. O evento contou com a presença da Governadora do Estado Raquel Lyra, que presidiu a solenidade. Contou também com a presença da Secretária de Defesa Social de Pernambuco, Carla Patrícia e dos comandantes das duas Instituições, coronel PM Tibério César e coronel BM Luciano Fonseca, além de autoridades dos poderes legislativo e judiciário, civis e militares.

O Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Tibério César, agradeceu a governadora Raquel Lyra, pelo apoio e por cada vez mais tornar Pernambuco um estado mais seguro. “Hoje terminamos mais um ciclo e apresentamos à sociedade pernambucana e ao Governo do Estado, 61 aspirantes da Polícia Militar de Pernambuco, apresento com satisfação, em razão do dever cumprido e da certeza que estão prontos e qualificados para envergar a farda. Cinquenta aspirantes masculinos e onze aspirantes femininos. Obrigado governadora por nos apoiar e nos impulsionar a continuarmos na luta por um Pernambuco cada vez mais seguro”, disse o comandante.

Durante a cerimônia que marca o início do aspirantado, os concluintes realizaram a devolução do Espadim Tiradentes. A pequena espada é o símbolo maior do Cadete e de seu compromisso como futuro oficial da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, durante o período de sua formação. Em seguida, os agora aspirantes, receberam suas espadas, símbolo do oficialato. Em ato contínuo a Bandeira Nacional ocupou lugar de destaque para o compromisso do aspirante-a-oficial, que foi conduzido pelo 1º tenente PM Alexandre Guimarães da Silva, comandante do grupamento de alunos.

A Leitura do Ato Governamental de Promoção ao Primeiro Posto, promoveu a 2º tenente QOPM, o aspirante José Xavier de Souza Neto, por ter logrado êxito na 1ª colocação no Curso de Formação de Oficiais da PMPE, tendo a Governadora do Estado feito a aposição das insígnias de oficial.

A governadora Raquel Lyra, em seu discurso, falou sobre o desafio que os novos aspirantes irão enfrentar. “A gente tem o maior desafio do nosso estado, que é chegar aqueles que nunca saberemos o nome, é por eles que a gente trabalha, aqueles que muitas vezes só conseguem ver o estado através das mãos, da voz e da atitude dos homens e mulheres que aqui estão. Pernambuco precisa muito de vocês”, finalizou.