Sargento da PMPE em missão humanitária no Chile

Integrante da Força Nacional de Segurança, o 3º sargento PMPE Valdir Barros Sant’Ana, pertencente ao 23º BPM (Afogados da Ingazeira), encontra-se em missão humanitária brasileira, coordenada pelo Itamarati, na região Centro-Sul (Parral – província de Maule) do Chile, especificamente na Cordilheira dos Andes. A convocação foi motivada pelos incêndios florestais que atingem aquele país.

O praça embarcou de Brasília no dia 09 de fevereiro passado, juntamente com mais três militares do Corpo de Bombeiros Militar do estado. Valdir Barros, que já estava em Brasília na Força Nacional, inicialmente foi para a missão no intuito de dirigir ônibus HD e caminhão. “Como eu sou do setor de transporte da Força, era para dirigir o caminhão HD e o ônibus”, salientou.

O grupo da Força Nacional é composto por 36 brigadistas, sendo 32 bombeiros e quatro policiais militares, além de viaturas adaptadas, bombas de alta pressão e baixa vazão, reservatórios flexíveis de água para operação com aeronaves e drones para imagens aéreas. Oito guarnições de combate a incêndio florestal (GCIFs) estão no terreno, onde um dos maiores adversário é o relevo alto, chegando até a 1.630m de altitude.