Seleção interna para Curso de Formação de Oficiais da Administração da PMPE é realizada após 4 anos de espera

Policiais militares voltaram à sala de aula, neste domingo(23), tendo como missão dar um passo decisivo na ascensão em suas carreiras. Desta vez, o front foi a seleção interna para o Curso de Formação de Oficiais da Administração (CFOA), realizada na Faculdade de Ciências da Administração e Direito (FCAP) e na Escola Superior de Educação Física (ESEF). No semblante de cada envolvido, a expectativa de abrir uma nova porta dentro da quase bicentenária corporação.

 

A seleção, visa o preenchimento de 99 vagas, sendo 97 delas destinadas ao cargo de Oficial da Administração e duas vagas para o cargo de Oficial Músico da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). Puderam realizar o certame, apenas os segundos-sargentos com Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS/PM), primeiros-sargentos e subtenentes não contemplados nas vagas por antiguidade da PMPE. O tempo de duração do exame intelectual durou cerca de cinco horas, onde os candidatos passaram por prova escrita, contendo questões objetivas de múltipla escolha, com assuntos temáticos de linguagens, códigos, estatísticas e suas tecnologias, conhecimentos jurídicos, além de uma prova discursiva.

 

Cerca de 1.100 candidatos foram inscritos para realização do certame, porém, marcaram presença 998 candidatos no dia de prova. Destes, apenas os 300 candidatos, concorrentes as vagas de oficial administrativo, e os 10 candidatos, concorrentes as vagas de oficial músico, melhores classificados serão convocados para comprovação dos requisitos para matrícula no curso, que vai desde Inspeção de saúde, Teste de Aptidão Física, até a Análise Documental. Após conclusão de todas essas etapas, os militares estarão aptos para realizar o curso de formação na Academia de Polícia Militar do Paudalho, com duração de aproximadamente seis meses.

 

O concurso, tão desejado pela tropa, teve sua última realização no ano de 2017. Uma das candidatas, a subtenente Manoela Correia, momentos antes de realizar a prova, falou um pouco da expectativa sobre o certame e sua visão de carreira. “O CFOA, não é apenas uma promoção ou ascensão profissional, é também a troca de quadro e de função na PM. Saímos da parte de execução, que é a atividade dos praças, para adquirir funções estratégicas para melhorar a execução do trabalho da Corporação. Além disso, para mim é um passo importante, pois como alcancei o último posto de praça, posso galgar novos postos e promoções e assim ter maiores e melhores expectativas para a aposentadoria.”, frisou a militar.

 

O sargento José Alex, lotado atualmente na DASDH, contou que saiu bastante esperançoso, ao término de sua prova. “Estudei bastante, espero que consiga alcançar meu objetivo. Fiz uma prova muito boa e estou bastante ansioso pelo resultado”, ressaltou o praça.

 

No dia 05 de maio, sai o resultado da Prova Objetiva de Conhecimentos (listagem dos candidatos que terão as redações corrigidas). E o resultado final das provas objetiva e dissertativa está previsto para o dia 26 de maio.